sábado, 14 de março de 2009

A construção da leitura e escrita no âmbito escolar

Observa-se que a criança da educação infantil assim como a dos primeiros anos do ensino fundamental precisa de um ambiente que estimule o seu desenvolvimento de forma global. E por isso é interessante que o professor destas faixas etárias mobilize técnicas, métodos e recursos pedagógicos no sentido de estimular o desenvolvimento das crianças não somente no que tange as expressões espontâneas, mas também o pensamento, as linguagens e suas relações sociais e com o meio, construindo assim novas situações que possibilitem a construção de novas aprendizagens. Desse modo a leitura e a escrita para crianças não devem ser algo imposto pelo professor, onde são utilizadas metodologias tradicionais cujas aprendizagens são sustentadas no pensamento reprodutivo, ao contrário, o ensino da leitura e da escrita insere-se na aprendizagem significativa e da funcionalidade da linguagem, não distanciando de sua finalidade primordial, a comunicação.

Sendo assim, o meio social fortalece certos impulsos mentais e emocionais, concretizando que a educação não é construída de forma direta, mas indiretamente através do meio, principalmente quando se entende a maneira de pensar da criança como uma construção histórica e pela prática pedagógica desenvolvida em cada tempo e lugar.

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